Resolução do controle de frequência é promulgada pelo presidente da Câmara
17 de dezembro de 2024
Na última reunião deste mandato, meu discurso de despedida
30 de dezembro de 2024

Na noite de ontem (26), penúltima reunião deste mandato, 7 projetos foram suspensos de votação

Na reunião de quinta-feira (26), solicitei a suspensão da reunião por dez minutos para que pudéssemos analisar uma situação incomum e inédita ocorrida na Câmara Municipal de Barroso: a discussão para votação de 7 projetos que não foram submetidos à Assistência Jurídica da Casa para exame da legalidade.

Sem os pareceres, estaríamos descumprindo as fases do processo legislativo. Trata-se de 7 projetos de extrema importância para o próximo mandato. Entre eles, o mais relevante: a Proposta Orçamentária para 2025. Aliás, o orçamento público é um instrumento jurídico, de gestão, político, de políticas públicas. E, por isso que, assim como os demais, carece de uma atenção redobrada.

Entretanto, após a minha justificativa, que foi acatada por todos, o Presidente da Câmara, Kiko do Bedeschi, ao entender a gravidade, suspendeu a discussão e votação de todos, até que o Assistente Jurídico da Casa possa emitir os Pareceres.

Em síntese, de acordo com o nosso Regimento Interno, os Projetos (proposições) enviados pelo Executivo vão para a leitura na sessão ordinária; depois, a Presidência encaminha a matéria ao Assistente Jurídico para análise preliminar da legalidade; em seguida, a matéria vai para análise e emissão de pareceres das comissões permanentes, as quais são compostas por 3 vereadores. A primeira comissão a se manifestar é a de Legislação, Justiça, Ética e Redação Final; depois, a Comissão de Finanças e Orçamento, a qual sou o Presidente-Relator, e então, as demais. Somente após estas etapas é que os Projetos de Lei (proposições) entram para ordem do dia para serem discutidos e votados e, a seguir, a matéria segue para sanção e veto.

Muitas dúvidas e questionamentos surgiram a respeito da suspensão da votação. É justamente por isso que estou fazendo, através do meu site, este breve esclarecimento.

No entanto, é preciso esclarecer que a discussão e votação desses projetos deve acontecer na manhã da próxima segunda-feira (30), às 10h, no Plenário da Câmara Municipal de Barroso, devidamente regularizados.

PROJETO BLITZ