Nesses últimos dias fiquei pensando muito no que dizer e o que desejar aos agentes públicos do atual e do próximo mandato, além do tradicional “Feliz Ano Novo!”.
Inicialmente, dirijo-me aos membros dessa legislatura, que se encerra no próximo dia 31, o meu muito obrigado a todos que contribuíram e me apoiaram nas propostas de inovação da Câmara Municipal de Barroso; que me toleraram, às vezes, mal-humorado, mas suportaram e contribuíram muito. Afinal de contas, não somos perfeitos. Mas, mesmo assim, foi possível manter uma relação harmônica, apesar de todas as divergências. Entretanto o resulto foi altamente positivo, e é isto o que realmente importa.
Eu estaria sendo falso, afirmar que foi fácil, porque não foi! Deu muito trabalho. Confesso que senti, logo no primeiro ano desta legislatura (2021), que a Câmara de Barroso, diante de certos hábitos, parecia existir para NÃO funcionar. Mas, felizmente fomos persistentes, convincentes e combativos. Desta forma, conseguimos coloca-la num patamar elevado, jamais visto na história de Barroso.
Focados no interesse coletivo, com diálogo e firmeza, lutamos bravamente contra os desmazelos. Se de um lado combatemos as regalias e os desperdícios; de outro, por consequência, economizamos o dinheiro público, aumentamos a eficiência e a produção legislativa.
Basicamente, o vereador legisla e controla o executivo. Mas, para que isso ocorra, de fato, a condição moral dos componentes da Casa precisa ser suprema. Não prevaricar, diante de qualquer ato suspeito de ilegalidade ou irregularidade, deve ser uma constante no dia a dia do agente político, pois, fomos eleitos para defender os interesses de toda população. E foi isso que eu fiz, do início ao fim.
Poucos sabem, mas a prevaricação é crime. Havendo, todos respondem igualmente. O art. 319 do Código Penal Brasileiro, especifica este tipo de delito. Até mesmo neste sentido, no cumprimento do meu dever, diante de determinadas situações suspeitas, solicitei a apuração junto aos órgãos internos pertinentes, visando obter a elucidação dos fatos, bem como proteger a imagem do legislativo barrosense. Entendo que a melhor forma de não sermos injustos é apurar com imparcialidade os acontecimentos duvidosos. É dever de todos, mais ainda do vereador. (Clique aqui para ver)
Nesse sentido, o que posso, ainda, dizer e desejar aos membros da próxima legislatura, diante das experiências que obtive nesses últimos 4 anos?
Antes de mais nada, dizer que quem deseja ser vereador, tem que pensar no povo. O vereador é o representante mais próximo das pessoas. Os problemas do município surgem a cada dia, por isso a responsabilidade dos gestores precisa aumentar a cada dia também. É preciso estar atento ao povo e aos problemas que os afligem, apresentando soluções viáveis e possíveis. Quem senta nessas 9 cadeiras, passa a ter uma enorme responsabilidade e um grande desafio. Estarão aqui para servir o povo de Barroso.
A concentração deve estar direcionada totalmente em nossa cidade, não no próprio bolso ou nos interesses de grupos políticos. Quem sentar nessas cadeiras precisa garantir a sequência administrativa e a moralidade do legislativo barrosense. A regressão só acontece quando os verdadeiros representantes do povo se omitem. Não deixem que ninguém contamine o ambiente desta importantíssima e renomada Casa de leis, com práticas perversas, em proveito próprio.
Aproveito para manifestar, novamente, o meu apoio e respeito a todos que farão parte da próxima legislatura. Barroso vive um momento fascinante na gestão pública; na oportunidade parabenizo o Prefeito Anderson e o Vice-Prefeito Eduardo Pinto. É preciso manter esta magia viva. Não se esqueçam que o progresso do município depende de uma parceria coerente e forte, entre o Executivo e o Legislativo.
Portanto, reafirmo que, graças a Deus, estou saindo com o coração leve, consciência tranquila, pois, cumpri o meu dever. Fui eleito em 2020 justamente com esta finalidade; e foi isso que fiz, do início ao fim.
E hoje, ao me despedir, posso continuar encontrando com as pessoas na rua, de peito aberto e de cabeça erguida; posso chegar na minha casa, diante da minha família, cara a cara, olho no olho e dizer: Olha! Cumpri a minha missão com muita honra e, acima de tudo, com total honestidade! Deixei um legado e, como sempre, bons exemplos, não só aos meus dois filhos, mas a todos os barrosenses. Minha família jamais se envergonhará com notícias de corrupção praticadas por mim.
À atual legislatura e ao atual mandato do Executivo Municipal, que termina em 31 de dezembro, os meus sinceros agradecimentos a todos; do mais simples ao mais alto cargo do Legislativo e do Executivo.
E, à nova legislatura e ao novo mandato do Executivo Municipal, que terá início a partir dia 1º de janeiro de 2025, desejo sucesso e que as boas ideias, coerentes, que cada um tem, sejam colocadas em prática a partir do próximo mês.
“A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos”
Sucesso! E Feliz Ano Novo a Todos!