Como cidadão, usuário do Sistema Único de Saude (SUS), tive o prazer de participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Barroso, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
O evento, que teve como objetivo discutir os problemas e buscar soluções para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população local, foi realizado no sábado, 05 de abril, de 8h às 18h10, no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha.
A conferência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Andersom, a primeira-dama e Secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Luciana Lima, Dra. Maria Pedrosa, diversos secretários municipais, a palestrante Elizabete Pereira, além de representantes do setor de saúde e os vereadores Joelthon Ribeiro, Leone do Nascimento e João Guilherme.
Na abertura oficial, a Secretária Municipal de Saúde, Ednea Ávila, destacou a importância da conferência que proporciona a participação ativa de profissionais da área, representantes da sociedade e dos usuários do SUS, na formulação de políticas públicas, visando fortalecer a saúde do município, no sentido de garantir que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade.
Entre vários fatos importantes, a conferência aprovou uma Moção de Repúdio, idealizado pela Elizete Capelupi, contra a política do Valora Minas, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, editada pela DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG No. 4.999. DE 05 DE DEZEMBRO DE 2024. O documento repudia a redução do cofinanciamento estadual e ainda pede que o Hospital de Barroso seja inserido no nível III. Veja abaixo.
Apesar da baixa participação popular, inclusive de profissionais da área, a conferência foi um sucesso. Os poucos que participaram, valeram muito. Portanto, na pessoa da Secretária Ednea Ávila, agradeço e parabenizo todos os envolvidos.