Semana da Vida e Feira Cultural. Uma visita fascinante
24 de novembro de 2023
Um resumo do meu mandato em números
4 de janeiro de 2024

Uma foto, com fatos inesquecíveis

Na terça-feira, 12 de dezembro, a nossa cidade completará 70 anos de emancipação político-administrativa. Não imaginei chegar a esse momento tão especial, como um cidadão, na honrosa condição de vereador. Com a graça de Deus, neste ano festivo, acabei de completar 64 anos de idade e 45 anos de vida pública.

Vários acontecimentos marcaram a minha vida. No entanto, pelo septuagésimo aniversário de Barroso, preciso fazer um resumo dos fatos que considero mais relevantes e inesquecíveis. Não foi fácil chegar até aqui, mas valeu à pena.

Até o ano de 1959 ocorriam muitas mortes de crianças e recém-nascidos nossa cidade, causadas principalmente por desnutrição. Preocupado com o bem-estar social das pessoas, o saudoso Cônego Luiz Giarola Carlos criou um pequeno hospital/maternidade para combater a mortalidade infantil. Por ironia do destino, minha saudosa mãe, Maria de Lourdes Moreira, foi a primeira mulher a dar a luz naquele local recém inaugurado. O fato aconteceu no dia 14 de outubro de 1959. Contava minha mãe que logo após o parto, enquanto as irmãs de caridade preparavam uma mesa farta de quitandas para celebrar o ocorrido, o Cônego Luiz imediatamente comunicou ao meu saudoso pai, Vantuir José Moreira: “O filho é de vocês, mas o nome quem vai escolher sou eu; e logo anunciou: se chamará Luiz Gonzaga Moreira”.

Sobrevivi, cresci, completei a maioridade. O que me restava, porém, era conseguir um emprego. Até que o então prefeito, José Bernardo Meneghin, me concedeu a oportunidade que eu tanto desejava.  No dia 13 de fevereiro de 1978, na função de contínuo (office-boy), iniciei minhas atividades na Prefeitura de Barroso. A partir de então, comecei a perceber a importância do serviço público na promoção do bem-estar social da comunidade.

Portanto, no aniversário de 70 anos de Barroso, manifesto minha eterna gratidão ao saudoso Cônego Luiz pelos ensinamentos, principalmente através dos seus atos, como também ao ex-prefeito José Meneghin, pela grande oportunidade do meu primeiro e único emprego com carteira assinada. Sempre me espelhei na postura e no trabalho de ambos, sobretudo de meus pais. Por isso, sou uma pessoa apaixonada pelo serviço público e procuro sempre fazer o melhor pela atual gestão e pela necessidade da nossa população.

Nesse momento fantástico, sinto-me feliz por ter resistido e sobrevivido para poder celebrar com a nossa população os 70 anos de Barroso. Contente, por atualmente fazer parte do poder legislativo e seguir a vida contribuindo e ajudando a zelar pela nossa terra, pelos barrosenses e por todos que aqui chegam. Orgulhoso, por ajudar a garantir o futuro das próximas gerações, que, quando lembrarem da nossa cidade, possam sentir o mesmo orgulho que sentimos hoje.

Enfim, como cidadão nato, minha eterna gratidão, além desses dois grandes homens, à minha família, aos meus filhos; ao atual prefeito Anderson de Paula e equipe, pela gestão histórica que fazem em nosso município; aos ex-prefeitos; aos atuais e ex-vereadores, e a todos aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o progresso de nossa terra.

Que Deus continue nos dando sabedoria e coragem para enfrentarmos os desafios e tornar Barroso uma cidade cada vez melhor.

70 Anos, bodas de vinho. Um brinde à vida, ao nosso povo e à nossa querida cidade. Viva Barroso!

PROJETO BLITZ