“O futuro depende do que fazemos no presente.”
Na segunda-feira (19) acompanhei alguns representantes da Diretoria do Instituto Nossa Senhora do Carmo – INSC para uma visita à cidade de Oliveira-MG, no oeste de minas, em busca de experiências exitosas para o Hospital de Barroso. Tivemos uma longa conversa com o deputado estadual Lucas Lasmar, ex-secretário municipal de saúde de Oliveira-MG, o qual se colocou à disposição para contribuir no for possível para o sucesso do INSC.
No dia seguinte, terça-feira (20), de 14h às 16h, acompanhei mais uma reunião da equipe interventora do asilo e do hospital de Barroso. Na oportunidade, foram apresentados o novo formato contábil e diversos dados importantes que facilitarão no controle e na evolução da gestão do INSC.
Ainda na terça-feira (20), após a reunião do INSC, viajei para Juiz de Fora onde participei , a partir das 18h30, do primeiro dia do encontro “e-cidades”, com objetivo de discutir o futuro das cidades inteligentes e conectadas. Foram dois dias (terça e quarta-feira) de muito debate e de orientações riquíssimas que contribuirão para tornar nossa Barroso, também, em uma cidade conectada e inteligente, mais resolutiva e resistente aos problemas.
Na era da tecnologia, é preciso refletir: Quem somos, qual a nossa vocação, onde estamos, onde queremos chegar e o que faremos para chegar. A participação da sociedade é fundamental nesse processo. É preciso ficar “de olho no futuro do presente”; sair dos discursos, do ouvi dizer, do me disseram… para os números reais, afinal é o indicador que diz a verdade. O resultado final – e principal – é a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Na quinta feira (22), participei de mais um encontro para revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara. A última atualização aconteceu em 2008. As reuniões ocorrem, geralmente, nas quintas-feiras, na sala das comissões.
E, para encerrar a semana, no sábado (24) pela manhã, participei de uma reunião extraordinária na Câmara Municipal, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 61/2023, relativo à instalação do Núcleo de Desenvolvimento Esportivo.
Em seguida, ainda pela manhã, tive a oportunidade de prestigiar o lançamento do novo programa social da Prefeitura de Barroso, “Virando a Página”. O evento aconteceu no Estádio João Vigia, no Bairro Jardim Bandeirantes.
De fato, foi uma semana puxada e muito corrida, mas valeu a pena!