13 de Fevereiro de 2023. 45 anos de vida pública
13 de fevereiro de 2023
Práticas sociais: Política, Cidadania e Paz
8 de março de 2023

Não foi fácil, mas valeu a pena!

Ha 22 anos acontecia a Primeira Audiência Pública de Prestação de contas na história de Barroso.


Em fevereiro de 2001, na Câmara Municipal, realizamos a nossa primeira Audiência Pública de Prestação de Contas. Os dados do ano anterior mostravam um constante desequilíbrio fiscal, que ocorreu por mais de uma década. Durante vários anos, entre diversas situações, os pagamentos dos servidores e fornecedores aconteciam sempre com vários meses de atrasos.


O Tribunal de Contas de MG começava a cobrar dos municípios a implantação dos mecanismos de controle e o cumprimento da Lei Complementar 101/2000 – Lei Responsabilidade Fiscal. Pouquíssimos municípios conseguiram realizar a Primeira Audiência Pública em 2001, apurar a real situação e adotar as medidas para buscar o reequilíbrio fiscal. A prefeitura de Barroso foi pioneira na região, naquele inesquecível ano de 2001.


Na audiência pública seguinte, que aconteceu em maio, as contas apresentadas, do período de de janeiro a abril de 2001, o cenário já era outro: o sagrado pagamento dos servidores já haviam sidos regularizado; a prefeitura começava a pagar quinzenalmente e dentro do próprio mês, o que permanece até hoje. Um sonho tido como impossível, se realizou em apenas 4 meses.


Naquela época tivemos que mudar radicalmente o estilo de gestão, iniciando por cada um de nós, pelo nosso próprio comportamento. Obtivemos poucos apoios. Naturalmente, a mudança de comportamento resulta sempre em resistências robustas e numerosas. Muitos, de todas as alas política apostavam em nosso fracasso. Alguns, até batalhavam por ele. Mas, felizmente vencemos.

A triste história de mais de uma década de desequilíbrio fiscal, de pagamentos atrasados, ficou para trás; terminou em abril daquele mesmo ano. Isso porque respeitamos e acatamos os ensinamentos da LRF, e fomos resistentes e focados no bem estar social da coletividade.


Orgulho dessa diminuta, mas grande equipe. Pessoas de coragem que tiveram foco e determinação. Deixamos um legado gigantesco, histórico, em nossa querida Barroso. Não foi fácil, mas valeu a pena!

Vereadores de 2001: Aloisio Carlos de Lima (Tuti), Antônio Ernane de Araújo (xup xup), Carlos Roberto Bedeschi (Tinho), Cesar Murilo de Melo, Expedito Horipes de Castro, Dr. João Pinto, José Dimas Meneghin, José Maria da Silva (Terere), Nilton Mateus, Osvaldo Lopes, Reinaldo Fonseca, Rubem Geraldo de Castro e Rubens Cardoso da Graças
PROJETO BLITZ