

A Prefeitura de Barroso, através do prefeito Anderson de Paula e sua equipe, juntamente com a Câmara de vereadores, realizaram, na noite de segunda-feira (11/04), no Plenário da Câmara, a Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A LDO defini quais serão as metas e prioridades que devem fazer parte do orçamento para ano seguinte. Nela, contém as regras para a elaboração, organização e execução do orçamento. Em síntese, a LDO orienta a elaboração do orçamento público para 2023.
Na gestão pública, tudo tem a ver com o orçamento. Nada, fora do orçamento, pode ser executado. Por isso, a importância de uma LDO bem elaborada é imprescindível para garantir o bem estar social da população e o desenvolvimento local.
Um orçamento impreciso, mal elaborado, executado indevidamente, provoca desequilíbrio fiscal, aumento da dívida, desperdícios, paralisação de obras, entre outros. E, quem sofre as consequências é a própria população. Pena que o número de participantes nas Audiências Públicas, ainda é considerado baixo.
Agora o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias deverá ser enviado pelo Executivo Municipal à Câmara de vereadores, para discussão e votação, até o dia 15 de abril. A Câmara, por sua vez, tem até a quarta reunião ordinária de junho para votar e aprovar a LDO.



Fotos