

Cuidado! Propostas como essa parecem tentadoras, principalmente para quem enfrenta dificuldades para se aposentar ou conseguir algum benefício social, mas podem te levar a um grande prejuízo. Por trás da promessa de facilidade pode estar uma tramoia perigosa. A fraude contra a Previdência Social é crime grave, e quem participa dela — seja o que promete ou quem aceita — corre sérios riscos legais.
Muitos golpistas dizem ter “contatos” dentro do INSS ou garantem que “sabem o caminho certo” para adiantar o benefício. O resultado? Documentos falsificados, dados adulterados – como simulação de separação – e um processo que pode levar à perda do benefício, devolução de todos os valores recebidos indevidamente e até prisão.
As investigações são feitas pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, por meio de cruzamentos de dados. Mais cedo ou mais tarde, a fraude vem à tona, e o preço a pagar é alto demais.
Atualmente, não é preciso nenhum intermediário para solicitar aposentadorias ou benefícios do INSS. Todo o procedimento é gratuito e seguro, podendo ser feito diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. Evite terceiros, o caminho oficial é o único que garante tranquilidade.
Portanto, antes de confiar em propostas com atalhos duvidosos, mesmo vindas de conhecidos, busque informações detalhadas e evite decisões precipitadas.
“O atalho da fraude pode parecer mais curto, mas leva direto ao abismo do prejuízo”