Na sexta-feira (8), com a presença de autoridades e um grande público, foi instalada a 11ª unidade da Marluvas em Barroso. A empresa funcionará, inicialmente, no mesmo local onde operava o “Capacitar”. A estrutura anterior contava apenas com 1 galpão de 660m2 de área construída. Com a vinda da Marluvas, o espaço foi ampliado para uma área total de aproximadamente 2.200m2 contendo, além do mesmo galpão de 660m2, mais 2 galpões com quase 200m2, cada um, e ampla área de estacionamento e circulação de mercadorias.
A legislação permite oferecer incentivos para a instalação de indústrias nos municípios. É uma prática comum com o propósito de atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico. Os prefeitos contam com várias opções: redução ou isenção de impostos, desburocratização, doação de terrenos, infraestrutura básica, entre outros.
Ambos se beneficiam. Para a empresa, pode haver redução de custos, acesso a mão de obra qualificada, além de incentivos fiscais. Para o município, pode gerar empregos, aumentar a arrecadação de impostos, fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida da população em geral. Com o contrato de um ano, a prefeitura investe R$14mil/mês no aluguel do espaço físico; a empresa, que já inicia gerando 80 empregos com a possibilidade de dobrar em breve, pode injetar mais de R$2milhões/ano na economia de Barroso.
É claro que antes de tomar qualquer decisão, é fundamental que as prefeituras façam uma avaliação para saber se é viável ou não. Neste sentido, de acordo com o Processo licitatório nº 00116/2025, com base na Lei Federal n° 14.133/2021, disponível no Portal da Transparência, o incentivo concedido é viável.
Com a instalação da 11ª unidade da Marluvas, o nosso município demonstra estar preparado e com as portas abertas a novos investidores que possam ver em Barroso um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial.
Enfim, Barroso agradece ao Prefeito Anderson e sua equipe, e ao Diretor Presidente da Marluvas, Marcelo Arruda.