Basicamente, o controle dos gastos públicos faz parte do controle social, que é um conjunto de ações e mecanismos que possibilita qualquer pessoa acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, desde o planejamento até a execução das políticas públicas. Além de promover a transparência, o controle social contribui para uma boa gestão aumentando a eficiência e eficácia na correta utilização do dinheiro público, dinheiro oriundo dos impostos pagos pela população.
Várias ferramentas nos possibilitam a exercer o controle social: participação em conselhos e comissões, a realização e participação das audiências públicas, a fiscalização por meio do Portal da Transparência, a utilização da ouvidoria, entre outras.
Qualquer cidadão pode acompanhar a gestão pública, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, tendo acesso às informações e ferramentas necessárias. Conforme já dito, uma delas é o Portal da Transparência que permite a qualquer pessoa conhecer, questionar e atuar como fiscal da aplicação dos recursos públicos. link: https://pt.camarabarroso.mg.gov.br/Principal
A participação da sociedade civil no acompanhamento e na fiscalização dos gastos públicos contribui muito para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e democrática.
Enfim, o cuidado com os gastos é o que todo o cidadão espera dos seus governantes. Por isso, responsabilidade fiscal significa utilizar os recursos públicos da melhor forma possível, com zele e eficiência.