As Audiências Públicas, como o próprio nome sugere, são ambientes onde o personagem principal é o público, é o cidadão, não totalmente os agentes políticos. Sem desfocar do tema principal, ela não tem o mesmo regramento de uma reunião ordinária, extraordinária ou solene. São situações distintas.
É através dela que a população tem a oportunidade de falar e ser ouvida pelos gestores públicos, legisladores e representantes de todas as áreas da administração pública. Por isso, o protagonista é o público, é o cidadão, que, naquele momento, usufrui do seu direito garantido na constituição federal.
A baixa participação da sociedade nesse tipo de evento tem sido alvo de críticas. Por isso, é preciso buscar formas de atrair cada vez mais a sociedade. Demonstrar em plenário, inquietação em torno de quem preside, pelo encerramento repentino da reunião, não é o melhor caminho; é um péssimo exemplo tanto para a população, quanto para os vereadores e vereadoras novatos, recém-empossados.
Ser assíduo e dinâmico em plenário, aí sim, é a melhor forma de estimular a participação social, bem como manter uma boa imagem do legislativo municipal. Dessa forma, estarão passando ótimo exemplo para a sociedade. Cabe aos que têm mais experiências, os veteranos, disseminar as boas práticas adquiridas ao longo do tempo.
Três excelentes apresentações foram feitas ontem (27/02): Da Câmara, por meio do contador Jefferson de Castro; Da Prefeitura, através do Tesoureiro Khássio Dantas; e, da Saúde do município, pela Secretária Ednéa Ávila, com dados extremamente importantes. Exceto a Saúde do município, os demais receberam comentários e elogios do prefeito, vereadores e de alguns cidadãos presentes.
O mesmo não ocorreu com a Secretaria Municipal de Saúde. Logo após a apresentação feita pela Secretária Ednéa Ávila, sem nenhuma justificativa, a reunião foi encerrada, deixando a Secretária no vácuo. Nem mesmo o prefeito teve a oportunidade de comentar os números apresentados. Dados de uma das áreas mais vulneráveis do município não foram debatidos.
Como a perfeição é uma utopia, pois, erramos todos os dias, e a cada dia procuramos errar menos, o importante agora é corrigir esta falha. Particularmente, conhecendo a boa índole dos vereadores e vereadoras, sei que isso não ocorrerá novamente.
Por esse motivo, nesse momento, quero parabenizar e me solidarizar com a Secretária Ednéa, e toda a sua equipe. Sei o trabalho que dá para preparar uma apresentação, principalmente da área de saúde pública.