Mais um avanço na moralização e valorização do dinheiro público, principalmente dos servidores que cumprem sua jornada de trabalho
Com o voto dos vereadores Leone, Nem da autoescola, João Campos (Golô), Buiú caminhoneiro e Luizinho Moreira (autor do Projeto) foi aprovado na reunião ordinária de quinta-feira (28) o Projeto de Resolução Substitutivo nº 04/2024, que implanta o controle de frequência e pontualidade de todos os servidores da Câmara Municipal de Barroso, através do ponto eletrônico.
A proposta vinha sendo cogitada há várias legislaturas. Porém, pela sua importância, passou a ser discutida e tramitada, de fato, neste ano de 2024. O controle vai proporcionar moralidade e transparência administrativa, sendo um passo importante na moralização e valorização do dinheiro público, principalmente dos servidores que cumprem a sua jornada de trabalho.
Desde 2021 a Câmara de vereadores vem implantando uma série de ações de controles que proporcionam mais economia, eficiência e produtividade. No entanto, este é mais um ato inovador extremamente necessário. O sistema permitirá um controle mais eficiente, eficaz e transparente.
O texto estabelece normas que disciplinam o controle da jornada diária de trabalho para todos os servidores da Casa, sem qualquer distinção. Ao todo, a Câmara possui 14 cargos comissionados e 11 cargos efetivos, além de 2 estagiários.
Um dos motivos da instalação do controle de ponto é dar mais transparência sobre o cumprimento da carga horária, estabelecida na Lei municipal nº 2.799/2017, alterada pela lei nº Lei 3.138, e na Lei Municipal nº 2.800/2017.
No início do ano, a pedido do presidente da Casa, foi instalado um controle manual, mas não funcionou, e, por isso, foi retirado pelo próprio presidente. Atualmente, a Câmara não possui nenhum tipo de controle de frequência.
A implantação do ponto eletrônico facilitará o controle interno, externo e social. O cidadão pode requerer, se necessário, os relatórios para acompanhar a assiduidade de cada servidor.
É importante ressaltar que desde o início deste mandato, em 2021, implantamos diversos métodos para a modernização dos trabalhos na Câmara. No entanto, este é mais um que vai contribuir para o bom andamento dos trabalhos no legislativo barrosense, visando o interesse público, além de contribuir para que a próxima legislatura, que se inicia em janeiro próximo, possa acompanhar a frequência de todos com mais facilidade.