No dia 4 de outubro de 1959 foi inaugurado, em Barroso, o Posto de Assistência à Maternidade e a Infância. Naquela época, o índice de mortalidade infantil era alarmante. Segundo relatos, havia dia de anunciar o falecimento de mais de uma criança.
Preocupado com a situação, o Padre Luiz, que era um grande líder religioso, além de um exímio visionário, decidiu instalar um posto de atendimento médico e uma equipe médica, com o intuito de garantir uma melhor assistência às famílias, sobretudo para os mais carentes. Em seguida, o Posto foi transformado no primeiro Hospital de Barroso.
Entretanto, dez dias, após a inauguração, nascia o primeiro bebê, o qual recebeu o nome de Luiz Gonzaga Moreira, escolhido pelo Cônego Luiz Giarola Carlos. Quanta honra e orgulho para mim!
Meus pais contavam que enquanto minha mãe enfrentava a dor do parto, as irmãs de caridade festejavam e preparavam uma mesa de café para a comemoração, aguardando a chegada do Padre Luiz.
Por isso, no mês de outubro, o dia 4 é tão importante para mim, quanto o dia 14 – dia do meu aniversário. Afinal de contas, sobrevivi, como tantas outras crianças nascidas a partir desse fato histórico em Barroso.
Termino manifestando minha eterna gratidão a todos que fizeram parte dessa trajetória histórica do nosso hospital, bem como os que continuam firmes no propósito fazer a diferença para que a instituição possa se fortalecer, cada vez mais, e continuar oferecendo um atendimento cada vez melhor a nossa população, sempre a serviço da vida.
Sucesso a toda equipe do Instituto Nossa Senhora do Carmo – INSC!
Fonte/fotos: Revista 50 anos INSC