Na última sexta-feira (25), pela manhã, visitei o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que atende pacientes com distúrbios psiquiátricos.
O CAPS é uma das áreas mais complexas e exaustivas da saúde pública, justamente por lidar com pessoas com sofrimento mental grave, incluindo os decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Entretanto, senti nos profissionais muito respeito, dedicação e carinho no atendimento.
Na vistoria, nem todos puderam participar da reunião completa. De vez em quando a reunião era interrompida para algum tipo de atendimento, certamente emergencial.
As instalações, improvisada em um prédio do antigo posto de saúde, já passou por algumas reformas. No entanto, constatei a necessidade tentarmos conseguir recursos para a construção de um novo CAPS, com um espaço mais amplo, qualificado e com assistência que possa reforçar e fortalecer os serviços de Atenção à Saúde Mental.
A visita, que será relatada às autoridades competentes, faz parte de uma série de vistorias que venho fazendo através do Projeto Blitz nas Unidades Públicas a fim de contribuir na melhoria da estrutura física e administrativa em todas as áreas do serviço público municipal.
Meus agradecimentos à equipe, pela receptividade e pelo ótimo trabalho.