

Estive ontem (24/05), pela manhã, no Hospital Municipal Prefeito Macedo Couto. Dessa vez, não fui visitar nenhum paciente, mas, sim, o próprio hospital para me informar melhor a respeito da saúde administrativa dessa entidade tão importante para os munícipes.
Acompanhado do Coordenador de Atendimento do Hospital, senhor Rafael Ferreira e do enfermeiro Márcio, que também é vereador, fiquei conhecendo os equipamentos de pesquisa de satisfação do paciente, denominado opiniômetro. Essa é uma das mais importantes ferramentas de controle, capaz de melhorar os pontos críticos de qualquer administração.
No entanto, é preciso ressaltar a extrema necessidade de as pessoas usarem esse instrumento com a máxima franqueza possível para que os dados reais possam facilitar na implantação das melhorias necessárias, tanto no ambiente administrativo quanto na atenção à saúde do cidadão, para um atendimento cada vez melhor.
Afinal, se por um lado a gente pode dizer que não existe gestão sem os números, por outro lado, podemos afirmar que é impossível melhorar o ambiente hospitalar sem a participação e colaboração de todos.
